Com quase 20 indicações, “Costa do Marfim” da Cachorro Grande é um dos melhores discos de 2014

Cachorro Grande - Costa do Marfim (2014)Em 2014, a banda Cachorro Grande se reinventou, lançando aquele que talvez seja o trabalho mais marcante da sua carreira: Costa do Marfim. Um disco corajoso, em que o grupo arriscou muito mas conquistou mais ainda. Revolucionário, investe em sonoridades e uma proposta estética não experimentada da mesma forma por nenhuma outra banda de rock no país. Moderno, hipnótico, eletrônico, chapante, dançante, sinestésico, intenso. Com uma faixa melhor que a outra (e todas navegando por mares sonoros bem distintos, ainda que num mesmo oceano de referências musicais), a impressão que deixa no ouvinte a medida que se vai avançado no disco é de que a banda acerta o tempo inteiro!

Talvez uma boa parte do público ainda nem tenha nem mesmo ficado sabendo do quão singular e significativo Costa do Marfim é para o panorama do rock brasileiro! Lançado no último trimestre do ano, junto com uma turnê de padrão internacional (uma superprodução que inclui show de luzes, bases pré-gravadas e um telão sincronizado de maneira espetacular), as pessoas ainda estão tomando contato com esse trabalho especial da banda. A banda pretende seguir promovendo esse álbum por muitos meses. E em breve, sua edição luxuosa em vinil duplo (fabricada no Leste Europeu) deve ser lançada!

Uma série de críticos e jornalistas musicais já sacaram Costa do Marfim. Logo que foi lançado, o Correio Braziliense citou a banda como uma das que tem saído do lugar comum, ajudando a renovar o rock nacional. E a matéria ainda fez uma previsão: esse trabalho certamente entraria nas listas de melhores do ano. Acertaram na mosca!

Cachorro Grande em sessão de fotos com Cisco Vasques para o álbum Costa do MarfimO disco frequentou uma quantidade considerável de listas com indicações dos melhores discos de 2014. Uma série de jornais por todo o país o incluíram em retrospectivas ao estilo “os 10 mais”, colocando o trabalho da Cachorro Grande ao lado de nomes como Pink Floyd, AC/DC, Beck, Foo Fighters, Jack White, Black Keys e outros gigantes! No  jornal Zero Hora, Costa do Marfim apareceu duas vezes: na escolha dos 10 mais de 2014 dos editores (no dia 27/12) e numa relação feita por um juri de críticos musicais de diversas partes do país. Já o Correio Popular, de Campinas (SP) o citou como o disco ano!

E em grandes votações populares, o álbum também figurou com destaque. No portal UOL Música, a Cachorro Grande ficou em 7º lugar. E a revista Rolling Stone chegou a incluí-lo duas vezes: na lista dos melhores discos nacionais de 2014 e na das melhores músicas de 2014, mas não com o single, e sim com a épica Nós vamos fazer você se ligar, faixa de 11 minuto que abre o disco!

Confira abaixo a lista com 21 indicações em que Costa do Marfim figurou como um dos melhores discos do ano de 2014.

Jornais:

  • A Notícia (Joinville, SC, no dia 23/12)
  • A Tribuna (Santos, SP, no dia 30/12)
  • Correio Brasiliense (Brasília, DF, no dia 02/10)
  • Correio Popular (Campinas, SP, no dia 31/12)
  • Diário Catarinense (Florianópolis, SC, no dia 23/12)
  • Jornal de Santa Catarina (Blumenau, SC, 23/12)
  • Notícias do Dia, Caderno Plural (Florianópolis, SC)
  • O Tempo (Contagem, MG, no dia 28/12)
  • Pioneiro (Caxias do Sul, RS, no dia 23/12)
  • Zero Hora (Porto Alegre, RS, no dia 27/12)
  • Zero Hora (novamente, pelo coluna do Roger Lerina, no dia 03/01/15)

Sites e Blogs:

Leia também:

(Lester Benga)

 

Comentários

Comentários