Gross: “Use o assento para flutuar” segue arrematando indicações de melhores do ano

Gross - Use o assento para flutuar (2013)Marcelo Gross estreou sua carreira solo em disco no dia 3 de dezembro de 2013. O lançamento de Use o assento para flutuar aconteceu no palco do Goiânia Noise Festival. O álbum é uma coleção incrível de 12 composições ganchudas do mais puro rock’n’roll clássico.

Entretanto, o disco não saiu em uma boa época: a maioria dos sites, blogs e publicações musicais já estavam divulgando suas listas dos melhores do ano e não tiveram tempo para ouvir, conhecer ou digerir o trabalho paralelo do guitarrista. Resenhas um tanto quanto tardias no início de 2014 passaram a citar Use o assento para flutuar como um dos melhores lançamentos de rock do ano anterior.

Corrigindo o delay e fazendo justiça a essa obra incrível, uma série de listas recentes com os melhores de 2014 lembraram do Gross! Na verdade, a versão de luxo em vinil duplo de Use o assento para flutuar foi lançada pelo Selo 180 em fevereiro (o CD foi editado pela Monstro Discos). Mais um fato que avaliza a presença do álbum no ranking do grandes trabalhos do ano.

Ainda em 2013, nem todos deixaram o disco do Gross passar batido. A revista online La Parola incluiu o álbum na sua retrospectiva. Já a revista Rolling Stone, em um balanço do primeiro semestre de 2014, colocou Use o assento para flutuar em 7ª lugar numa lista de 15 discos nacionais “que você precisa ouvir”.

Já agora no final de 2014, o site Musicombo incluiu o solo do guitarrista entre sua seleção dos 30 melhores discos nacionais de 2014. O jornalista Luiz Cesar Pimentel, em seu blog “Você tem que ler isso!” no portal R7, incluiu Use o assento para flutuar entre os 10 melhores de 2014. E o site Guitar Talks incluiu o álbum no ranking dos 50 melhores do ano.

Por fim, o disco de Gross chegou a figurar em duas grandes votações populares no final do último ano. A primeira promovida pelo portal UOL Música, mas não ficou entre os 12 finalistas. A outra, promovida pelo site da revista Rolling Stone com o título de “Os melhores discos nacionais de 2014”, ainda não teve o resultado divulgado. Mas Use o assento para flutuar estava lá entre os indicados.

Ainda, no decorrer de todo o ano, o álbum conquistou uma série de resenhas extremamente elogiosas e positivas. Os destaques ficam com as matérias na revista Guitar Player, uma reportagem de página inteira no jornal Folha de São Paulo e uma crítica incrível de autoria do Ricardo Alexandre no site do MSN.

Várias faixas desse álbum chegaram ao topo das paradas em rádios voltadas ao segmento rock durante 2014. Músicas como Trilhos e Eu aqui e você nem aí foram muito executadas. Na rádio Brasil 2000, O Buraco da Fresta foi a mais pedida pelos ouvintes em votação online. São todos fatos e dados que atestam o quanto Use o assento para flutuar é um dos grandes discos de rock dessa década.

Confira abaixo os links das indicações e votações:

Acesse:

Leia também:

Comentários

Comentários