Jack White irá gravar, prensar e lançar compacto em um dia!

The World's Fastet RecordNão foram poucas as vezes em que Jack White surpreendeu o público e a indústria da música com estratégias verdadeiramente criativas e artísticas. A última segue uma linha estilo “gatilho mais rápido do oeste”.

Nessa semana, o musico anunciou seu próximo disco de estúdio: Lazaretto. O primeiro single do álbum será gravado em show ao vivo, no Record Store Day (19 de abril de 2014), às 10 horas da manhã, na “sala azul” da Third Man Records (sua loja-gravadora-estúdio-selo-casa-de-shows).

O corte do acetato para prensagem será feito em tempo real. A master será enviada para a United Record Pressing que começará a prensar o compacto de 45 rotações imediatamente. A foto da capa também será feita durante a apresentação. A previsão é de que às 16 horas da tarde a edição limitada dos discos já esteja sendo vendida na loja Third Man Records.

Será o single lançado de maneira mais rápida na história! Mais um título para o artista se vangloriar. Outra exclusividade que vai fazer o público lotar a loja da Third Man Records no Record Store Day. E, também, será outro disquinho limitado e raríssimo do catálogo do Sr. White. Sorte de quem conseguir colocar as mãos em um desses!

Record Store Day

O Record Store Day é um evento que procura manter viva a cultura que gira em torno das lojas de discos. Nos últimos anos, as megastores (que faziam compras em grandes quantidades com as gravadoras e conseguiam preços extremamente competitivos) e a livre circulação da música pela internet foram extinguindo as pequenas lojas independentes. Foi no intuito de revitalizar os estabelecimentos restantes que o evento foi criado.

Para isso, os organizadores se aliaram a gravadoras e artistas para realizar duas levas anuais de lançamentos exclusivos. São edições limitadas, a maioria apenas em vinil, que não são vendidas em grandes lojas e nem pela internet. Apenas pequenas lojas independentes podem adquirir os produtos especiais do Record Store.

A primeira leva de lançamentos (e normalmente a maior delas) ocorre no próprio Record Store Day, que é realizado anualmente no terceiro sábado de abril. Já a segunda leva é na Black Friday, um dia especial criado pelas empresas varejistas nos Estados Unidos. Sempre na quarta sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças, os estoques são queimados com descontos expressivos.

Desde 2007, com o começos do Record Store Day, essas duas datas são as mais aguardadas do ano pelos colecionadores de discos.

(Lester Benga)

Comentários

Comentários