The Galaxies é reeditado com faixas bônus em vinil

The Galaxies (1968) - LP com encarte e OBI [Selo180 - Record Collector 2015]Dentre todos os discos brasileiros que estão sendo resgatados nos últimos anos com novas prensagens em vinil, talvez nenhum LP seja tão raro quanto o da banda The Galaxies. Lançado originalmente em 1968, o álbum é um dos mais procurados por colecionadores de psicodelia sessentista em todo o mundo.

O The Galaxies surgiu no circuito do rock de garagem paulista da década de 1960 com uma formação singular: os brasileiros Zeca de Aquino (bateria) e Alcindo Maciel (baixo), a americana Jocelyn Anne Odams (vocal e maracas) e o inglês David Charles Odams (guitarra e vocal). Ao contrário dos demais grupos da Jovem Guarda, que faziam “versões” com letras em português (e que muitas vezes pareciam uma piada), o inglês era a língua original dos vocalistas do The Galaxies. E enquanto o repertório de covers das demais bandas contemporâneas ficava centrada quase que apenas na fase inicial dos Beatles e Rolling Stones, o quarteto estava muito mais sintonizado com o que andava rolando no rock mundial na época. Isso não apenas influenciava o seu repertório de covers — no disco, há faixas de Love, Donovan e de blues inspirados nas versões dos Yardbirds — como era decisivo em sua musicalidade. O The Galaxies tinha uma sonoridade psych e garage rock mas com matizes verdadeiramente tropicais, sendo uma das bandas nacionais mais singulares da época.

Apesar de terem feito shows e participado de programas de TV, a tiragem do LP foi bem reduzida em 1968. Hoje, dado a sua raridade, alguns lojistas e colecionadores estimam que na época tenham sido prensados apenas 500 exemplares do disco, ou menos! A banda terminou logo em seguida, quando o casal Jocelyn e David Charles se casou e foi embora para a Inglaterra. Desde então, o álbum nunca ganhou nenhuma reprensagem oficial, e permanece inédito em CD até hoje. No início dos anos 2000, um selo italiano realizou um lançamento pirata e parcial: um disco de 10 polegadas com apenas 8 faixas.

The Galaxies - LP Lado B (1968) [Selo180 - Record Collector 2015]A atual reedição do LP The Galaxies é a primeira autorizada pelos integrantes da banda. Mais que isso, resgata não apenas o álbum na íntegra como traz duas faixas bônus inéditas e exclusivas: uma versão demo ainda mais selvagem da autoral Hey!!! e uma cover de Happy Together, do The Turtles. As faixas estavam em um acetato que permaneceu guardado com o baterista Zeca de Aquino por mais de 40 anos! O áudio para o relançamento foi tratado por Arthur Joly e o disco ganhou prensagem de altíssima fidelidade, com corte em DMM (Direct Metal Mastering) no Leste Europeu.

O material gráfico da nova versão do disco também teve um cuidado especial. A arte de capa e contracapa foi preservada na íntegra, tendo sido impressa num papel texturizado para se aproximar ao máximo do original. Um OBI (uma filipeta/coluna de papel) foi incluído, trazendo informações adicionais, textos obrigatórios, código de barras, etc, garantindo a preservação da arte. Por fim, um encarte bilíngue com fotos raras e a história da banda foi incluído na nova versão álbum.

O lançamento foi realizado numa parceria entre os selos 180 Selo Fonográfico e Record Collector Brasil. A tiragem é limitada em apenas 500 exemplares, sendo que um boa parte foi distribuída diretamente para lojistas na Europa, tamanha a procura e raridade do título. Mas o mais importante é que, com cuidado e respeito, um capítulo importante do rock brasileiro foi resgatado com esse luxuoso relançamento.

Além dos sites 180 Selo Fonográfico e Record Collector Brasil, você encontra a reedição de luxo do LP da banda The Galaxies nas seguintes lojas: Baratos Afins, Big Papa, Blue Sonic, Locomotiva Discos, Velvet CDs, Tuca Discos, Disco Voador e Toca do Disco.

(Rodrigo de Andrade)

Comentários

Comentários